segunda-feira, 16 de março de 2009

1ª Circular

Ok, bastou uma pesquisa simples no Google (que parece ter resposta para tudo) para descobrir isto:



Segunda circular
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Segunda Circular, é o nome de uma via rápida de Lisboa, que liga a parte oriental da cidade à parte ocidental. É uma das vias portuguesas com maior densidade de tráfego em hora de ponta. A 2ª Circular é formada pelo enfiamento de três avenidas:
- Avenida General Norton de Matos, entre o início do IC19 (em Benfica) e o Viaduto do Campo Grande;
- Avenida Marechal Craveiro Lopes, entre o Viaduto do Campo Grande e o Viaduto junto à Praça do Aeroporto (Rotunda do Relógio);
- Avenida Cidade do Porto, entre a Praça do Aeroporto e o acesso à A1, junto a Sacavém. Para além dos pontos já referidos, a 2ª Circular canaliza o trânsito para a Rotunda do Relógio (perto do Aeroporto da Portela), Alvalade, Lumiar e Eixo Norte-Sul (outra via-rápida da cidade).

A denominação via rápida pressupõe a existência de uma 1ª circular. Ao que parece, esta designação terá sido atribuída à actual Avenida Dr. Alfredo Bensaúde, que liga a Encarnação a Moscavide. Mais plausível, contudo, é a designação derivar de se considerar a desaparecida Estrada da Circunvalação que seguia, e servia de, divisão administrativa do Concelho de Lisboa e os Concelhos limítrofes.

Como principal via de atravessamento da cidade, tem um perfil transversal de 2×3 vias (com reforço adicional em alguns pontos críticos), faixas de aceleração e desaceleração nos acessos, cruzamentos desnivelados, separador central (metálico e em betão, tipo barreira New Jersey), velocidade máxima de 80 km/h e sistemas de vídeo-vigilância e informação aos utilizadores.

3 comentários:

Seja educado e construtivo. Elogios são sempre bem-vindos :)