sexta-feira, 20 de agosto de 2010

the grass is greener on the other side




O Palácio de Monserrate é um palácio inserido no Parque de Monserratesituado em São MartinhoSintradistrito de LisboaPortugal. O palácio foi projectado pelo arquitecto James Knowles e construído em 1858, por ordem de SirFrancis Cookvisconde de Monserrate, enquanto a elaboração dos jardins foi entregue ao pintor William Stockdale, ao botânico William Nevill, e a James Burt, mestre jardineiro. Este palácio que foi a residência de Verão da família Cook, foi construído sobre as ruínas da mansão neo-gótica edificada pelo comerciante inglês Gerard de Visme, que possuiu a concessão da importação do pau-brasil em Portugal e foi o responsável pelo primeiro palácio de Monserrate. William Beckford alugou a propriedade em 1793, realizando obras no palácio, começando a criar um jardim paisagístico. É um exemplar sugestivo do Romantismo português, ao lado de outros palácios na região, como o Palácio da Pena. Durante a década de 1920, o palácio seria posto à venda, acabando por ser adquirido pelo Estado em 1949.
Nos jardins deste Palácio podem ver-se vários exemplares botânicos. Actualmente encontra-se classificado como Imóvel de Interesse Público desde 1978. (in wikipédia)

5 comentários:

  1. Visitei recentemente, gostei muito, mas espera mais do interior do palácio...

    ResponderEliminar
  2. Sim, eu também... São mais giras as fotos que lá estão! Deveriam fazer algo parecido, mobilar o palácio.... Assim parece um quase um barracão!

    ResponderEliminar
  3. É difícil sabes... O que não se leiloou foi roubado (off the records)... Vamos ver como é que ele fica depois do restauro acabar.

    ResponderEliminar
  4. Sério?! Bem, pelas fotos já está bastante melhor. Seria genial se conseguissem réplicas do recheio. É que tem todo o ar de ter sido uma fantástica residência de Verão.

    E espero que o piso superior também fique disponível para visitar.

    ResponderEliminar
  5. Pior de terem sido roubadas (off the records também) foi nunca terem conseguido localizar nenhuma das peças, saber-se o que estava a acontecer, por várias denuncias de invasão de propriedade, e só se ter feito alguma coisa quando já não sobrava nada... mas nada foi roubado, todas as peças foram a leilão, a particulares que não podem ser revelados (yea, yea, i'm buying that!)
    é uma pena e concordo com o facto de que ele ficaria muito melhor se tentassem reproduzir a decoração e mobiliário de outrora... ah, e se não colocassem candeeiros ikea na zona da loja e da casa de banho... é que quer dizer... não tinham mais que 16 euros para comprar uma coisa de jeito?
    fiquei um tanto ou quanto entristecido com o interior e com o exterior, que aquele relvado já teve dias bem melhores... esperar pela conclusão das obras a ver no que resulta! esoero que no melhor!

    ResponderEliminar

Seja educado e construtivo. Elogios são sempre bem-vindos :)