sábado, 1 de agosto de 2009

Saudade I



Cada vez , sinal da idade, tenho mais saudades. Não tenho propriamente saudades de ser mais novo. Pode parecer meio parvo, mas tenho saudade do Portugal dos anos 80. Do nosso saudável atraso em relação à Europa. Das séries de televisão, de picotar desenhos na escola, de só ter dois canais de televisão, dos cabelos e das roupas, de uma viagem a Lisboa ser coisa rara e uma verdadeira aventura...
Há lembranças que não me saem da cabeça. Uma delas é a da mercearia do Sr. Agostinho e da menina Idalina (que é mais velha que a minha mãe mas ainda hoje é a menina). Recebia dois  escudos e quinhentos por cada mosca que matasse, mas só matava moscos. Bebia gasosa e chupava o sal do rabo dos bacalhaus. Não havia ASAE (e não fazia falta), fumava-se, comprava  chocolate para o leite ao quilo, comia gelados de 25 escudos e era  feliz.
O quintal da casa/loja/tasca delas era pegado ao da minha avó e muitas vezes tive que saltar ao muro porque as chaves, que ficavam (quase) sempre do lado de fora, tinham ficado lá dentro.
O dia em que fecharam as portas, embora nunca esperasse que assim fosse, foi daqueles dias tristes que nunca mais esqueci.
(continua)

I Guess That's Why They Call It the Blues - Elton John

6 comentários:

  1. É verdade... também sinto o mesmo. Há evoluções que não deviam ter acontecido... desapareceram coisas que eram ícones da época, enfim...

    ResponderEliminar
  2. Belo post este.

    Não me lembro de se comprar chocolate para o leite ao quilo, mas também não gosto de leite com chocolate.

    ResponderEliminar
  3. Sofia: acho que desapareceu todo um modo de vida único!

    Pedro: afinal parece que sou muito intigo! ;P

    ResponderEliminar
  4. Eu ainda sou do tempo, em que beber leite com Coqui era uma felicidade, breve, pura e verdadeira. Tão infantil quanto eu era nesse tempo. Mas já então a "felicidade" às vezes vinha com grumos.
    Veneziana

    ResponderEliminar
  5. Mas os grumos do coqui no leite frio são deliciosos. E são esses grumos, tal como no leite, que dão sabor à vida. ^^

    ResponderEliminar
  6. De facto é um belíssimo post, fiquei surpreendida não pelo chocolate mas pelo sr Agostinho e a menina Idalina, que tenho a certeza que passaram na vida de todos nós seja o nome k que lhe queiramos dar.
    Confesso k tenho saudades das chaves k nnguém queria saber e ficavam sempre do lado e fora da porta :):):)

    ResponderEliminar

Seja educado e construtivo. Elogios são sempre bem-vindos :)