sábado, 18 de abril de 2009

Minha querida Baby

«Minha querida Baby

Podes imaginar como estou feliz e orgulhosa de ter um segundo neto e de saber que estás bem após este momento pouco agradável […] enfim está feito e bem feito e tu deves estar tal como Carlos muito, muito contente. Agora cuida-te bem minha querida filha, não cometas imprudências e que Deus vos abençoe e vos proteja aos quatro, é o que eu Lhe peço todos os dias. O que disse o meu delicioso afilhado da chegada do seu irmão a este mundo, fez como a sua augusta Mãe que geralmente refilava cada vez que o número dos seus irmãos ou irmãs aumentava? […] O Manolito é parecido com o seu Irmão? Ou será que decidiste por fim dar aos meus netos um nariz… para não me servir da palavra da Mlle. De Grillon, pouco conveniente, enfim com ou sem esse ornamento já o amo tanto quanto a vocês três e isto não é dizer pouco.»

Carta de Isabel de Orléans Montpensier, condessa de Paris, a sua filha a Rainha Dona Amélia.
17 de Outubro de 1889

in: NOBRE, Eduardo; Amélia Rainha de Portugal, Quimera, Lisboa, 2007, pp. 67

3 comentários:

  1. Condessa de Paris e Infanta de Espanha...

    ResponderEliminar
  2. Pode parecer de somenos importância, mas não, até porque assim se explica o chamar Manolito ao neto.

    Curioso é chamar ao parto momento pouco agradável, visto no caso do nascimento de um dos seus filhos, andou à caça até cerca das 16:30, chegou a casa e às 18h deu à luz...

    ResponderEliminar

Seja educado e construtivo. Elogios são sempre bem-vindos :)